Sobre Nós

Um pouco sobre nós



História da Instituição

O Lar Maria Droste, é uma Fundação no âmbito da Solidariedade Social desde 21 de Maio de 1928 e rege-se pelos princípios das Instituições Particulares de Solidariedade Social - I.P.S.S., sem fins lucrativos.

O Lar Maria Droste, é uma Fundação no âmbito da Solidariedade Social desde 21 de Maio de 1928 e rege-se pelos princípios das Instituições Particulares de Solidariedade Social - I.P.S.S., sem fins lucrativos. Acriação da Fundação partiu do Comandante da Polícia de Lisboa, Sr. Ferreira do Amaral, que a propôs ao Governo pedindo a presença de uma Ordem Religiosa para se ocupar da sua organização. O Governo acedeu à proposta e fez o pedido ao Sr. Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Mendes Belo que, por sua vez, delegou no Reverendo Padre Governo a responsabilidade de fazer as diligências necessárias para que a ideia se realizasse. Este contactou a Congregação do Bom Pastor e o pedido foi aceite. Começou a funcionar no antigo Palácio dos Condes de Mossâmedes, comprado pela Comissão Central de Assistência de Lisboa e a 3 de Novembro de 1927 chegaram d`Angers - França (Casa mãe da Congregação) as quatro primeiras religiosas, com o fim de fundar o Instituto de Sta. Madalena, designação então atribuída à atual Lar Maria Droste.As atividades do Instituto, à data da sua abertura, em 1928, tinham por fim apoiar jovens e mulheres em situação de risco, em regime de internato, ajudando-as a valorizar-se a todos os níveis e a reconhecer a sua própria dignidade.

No ano de 1928, o Instituto de Sta. Maria Madalena acolhe as primeiras jovens e mulheres, em situação de risco, permanecendo em regime de internato. Em 1939, a direção da Fundação passou a estar a cargo das Irmãs da Congregação do Bom Pastor. Nos anos 70 a Fundação forma um grupo em regime de semi-internato, com o intuito de responder às carências da comunidade envolvente. Em 18 de Dezembro de 1984, foi alterado o seu nome, passando a designar-se “Lar Maria Droste”, tendo os seus Estatutos sido aprovados pelo Patriarcado de Lisboa. A 29 de Julho de 1985, a Instituição foi registada como I.P.S.S. e em 1997, a propriedade onde se encontra a funcionar é cedida pelo Estado a favor do “Lar Maria Droste”. Em Agosto de 2005 a Fundação passa a funcionar apenas com a resposta de casa de Acolhimento, deixando de existir a Escola do Ensino Básico Mediatizado nº 1384.


Órgãos de administração

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Documentos inconstitucionais

2021

2020

2019

2018

2017